11/01/2017 Elizangela Martinelli

COMO DIVULGAR MINHA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS?

A internet é uma ferramenta poderosa para ampliar a visibilidade do seu negócio.

 

E as redes sociais tem um papel fundamental nisso, pois elas funcionam como o canal para você atrair mais clientes e interessados nos seus serviços.

 

No entanto muitas empresas não sabem exatamente como estar presente e o que postar nessas redes, para atrair mais público e gerar engajamento.

 

E é isso que vamos ver nesse artigo!

 

Preparamos também um template em excel para te ajudar a montar teu PLANO DE POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS.

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EM QUAIS REDES SOCIAIS ESTAR PRESENTE

EM QUAIS REDES SOCIAIS ESTAR PRESENTE

 

Em geral a primeira dúvida que surge é quais redes estar.

 

Hoje existe uma infinidade de possibilidades e nem sempre é possível estar em todas.

 

Pois cada rede exige um conteúdo especifico, postagem recorrentes e o principal, a interação com o público, que não pode ficar sem resposta.

 

Mas a verdade é que NÃO É NECESSÁRIO ESTAR EM TODAS elas.

 

Você precisa estar nas redes certas!

 

Para decidir em que redes sociais sua empresa deve estar, é fundamental entender onde está o seu público.

 

No entanto existem algumas que são, digamos básicas, onde todos precisam estar e são elas:

 

FACEBOOK

O facebook é a rede social mais usada e a mais popular.

Além disso é a que permite fazer um trabalho de marketing de forma mais completa, pois possui muitas ferramentas.

Eu costumo falar para os meus clientes, que eles podem iniciar apenas com uma fanpage no Facebook, que já é mais que suficiente.

Sou partidária que é mais importante fazer um trabalho bem feito em uma rede do que estar em todas e não gerenciar nenhuma.

 

INSTAGRAM

O Instagram cresceu muito em 2016 e é apontada como a rede que mais deve crescer em 2017.

As novas funcionalidades habilitadas recentemente, permitem fazer um trabalho de relacionamento excelente, além do nível de engajamento estar cada vez maior.

Se você trabalha com moda, beleza e produtos da linha fitness essa rede é mais obrigatória do que o próprio facebook.

 

GOOGLE +

Essa rede social do google praticamente não tem interação, mas estar presente nela é garantia de que você que será encontrado nas buscas.

Todo o conteúdo compartilhado ranqueia muito fácil nas buscas do google, muitas vezes até mais rápido do que o conteúdo original postado no seu site ou blog.

O obrigatório aqui é compartilhar os artigos que você produz para o seu blog.

Com essas três redes você já pode iniciar e trabalhar muito bem a PRESENÇA ONLINE DA SUA EMPRESA, mas tem mais 2 redes que eu considero importante.

 

YOUTUBE

Se você produz vídeos, é interessante que você tenha um canal no youtube para postar seu material.

Isso é ótimo para relacionamento e para ser encontrado nas buscas do google.

 

LINKEDIN

O LinkedIn é uma rede social para relacionamentos profissionais, então eu recomendo muito o uso para fortalecer ou criar a autoridade de palestrantes, consultores e profissionais autônomos.

No caso de empresas além de ter uma página da própria empresa, também é interessante que um dos seus representantes trabalhe sua autoridade nessa rede.

E a melhor forma de fazer isso no LinkedIn é escrevendo sobre os assuntos relacionados a sua área de atuação no espaço de publicação.

Ela pode ser usada para criar artigos quando sua empresa ainda não possui um blog.

Você também pode e deve compartilhar os artigos produzidos para o seu site.

Depois de definir em quais redes estar presente é preciso montar um plano de postagens para iniciar o relacionamento.

BOTÃO

 

O QUE POSTAR NAS REDES SOCIAIS?

O QUE POSTAR NAS REDES SOCIAIS

Cada rede tem uma característica especifica, mas uma questão é comum a todas, ninguém acessa uma rede social pensando em comprar um produto.

As pessoas acessam para ver novidades e interagir com os amigos, ver notícias, informações, dicas, coisas engraçadas e assuntos polêmicos.

 

Então meu primeiro conselho é:

NÃO FIQUE APENAS POSTANDO PRODUTOS E PROMOÇÕES!

Seus seguidores vão fugir!

 

E o segundo é:

NÃO FALE APENAS DE VOCÊ!

Nada mais chato do que conversar com uma pessoa que fica só falando dela mesmo, não é?

Então… com as empresas é a mesma coisa… as pessoas não querem saber se você é a maior empresa, a primeira, a mais isso ou aquilo…

 

As pessoas estão sempre procurando informações ou para RESOLVER UM PROBLEMA, que elas tem ou SUPRIR UMA NECESSIDADE.

Então o importante é que você ajude elas nesses objetivos.

 

Se você trabalha com moda, por exemplo, poste looks, mas poste também dicas de como aproveitar roupas que as pessoas já possuam.

Se você é um consultor de gestão de processos, poste conteúdos com dicas e informações de como as pessoas podem iniciar por conta própria a gestão dos processos nas empresas delas.

Se elas perceberem que as tuas dicas funcionaram, provavelmente quando precisarem ou decidirem contratar vão lembrar de você.

 

É claro que você pode e deve apresentar os teus produtos e as tuas promoções, mas isso em doses bem homeopáticas, de forma intercalada com muito conteúdo interessante.

E provavelmente quando você fizer isso, o teu público já confia e gosta tanto de você que vai querer comprar!

 

Você também deve compartilhar registro de entrega e/ou execução de um produto ou serviço, tanto em vídeo como em fotos e marcar o seu cliente, pois isso aumenta o alcance e gera autoridade.

Mas não esqueça de pedir autorização antes!

Poste também depoimentos em textos com ou sem fotos e vídeos de clientes satisfeitos.

Isso é o chamamos de prova social e ajuda muito a criar confiança com os clientes.

 

Poste imagens ou vídeos de antes e depois, para demonstrar como seu produto ou serviço funciona.

Use a criatividade!

Mas pense sempre no equilíbrio das informações e naquilo que o seu público vai gostar de ver, aquilo que vai interessar a ele.

Mas tudo sempre deve ter RELAÇÃO DIRETA COM O QUE VOCÊ VENDE!

 

Afinal, esse é sempre o objetivo principal de qualquer empresa, certo?

Se você quiser saber mais sobre COMO PRODUZIR CONTEÚDOS PARA VENDER MAIS, pode acessar esse material, onde falei especificamente desse assunto.

 

Depois de entender e definir sobre o que devemos falar com nossos clientes, precisamos definir em que formato entregar esses materiais.

 

QUAL O FORMATO DOS CONTEÚDOS?

CONTEUDOS REDES SOCIAIS

Existem algumas formas de entregar conteúdos e sem sombra de dúvida o que funciona melhor atualmente é o vídeo.

 

E eles não precisam ter super produções, mas precisam ser feitos e editados com um certo zelo.

 

Afinal a qualidade dos materiais compartilhados, refletem na imagem da sua empresa.

 

Os vídeos podem ser super curtos, com dicas rápidas, gravado mesmo sem edição.

 

Podem e devem ser feitos ao vivo na live do facebook, por exemplo.

 

E eles também podem ser em formato mais longo para mini treinamento ou palestras, com edições adequadas.

 

Além dos vídeos eu costumo sugerir mais dois formatos principais:

  • Imagens bonitas, com textos de apoio funcionam muito bem, em especial no instagram.

Mescle informações técnicas com mensagens motivacionais relacionadas ao seu negócio, isso gera bastante engajamento.

 

  • Artigos (como esse) ensinando algum conteúdo funcionam muito bem no LinkedIn e também no facebook.

 

Além disso você pode fazer:

  • Ebooks contendo uma informação mais extensa e detalhada.

 

  • Infográficos, com esquemas visuais de determinado assunto.

 

  • Aulas ao vivo (webinar) que funcionam muito bem para venda de produtos de maior valor

 

Bom esse material já ficou mais longo do que o planejamento, e com essas informações tenho certeza que você já consegue montar um PLANO PARA INICIAR SUAS AÇÕES NAS REDES SOCIAIS.

 

Não esqueça de baixar nosso TEMPLATE especial para você montar um PLANO DE POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS.

ACESSE O TEMPLATE AGORA

É um material super prático em excel para te ajudar a organizar o seu plano de maneira bem objetiva.

 

E para finalizar três LEMBRETES IMPORTANTES:

 

  • A presença nas redes sociais é uma construção.

Você vai começar um relacionamento com essas pessoas, então não espere resultados imediatos e milagrosos.

 

  • As pessoas compram quando elas querem comprar ou precisam de algo. E não quando você quer vender.

Então não desista na primeira ou na segunda oferta.

 

  • As redes sociais são um dos pontos das estratégias de VENDAS PELA INTERNET.

Você pode começar por ele, mas é importante que você avance para ter o site da sua empresa, que é o teu território tua loja ou escritório na internet.

 

E também inicie um trabalho de relacionamento e VENDAS POR EMAIL, que hoje a ferramenta que mais converte e gera vendas na internet.

Se quiser saber mais sobre uma CONSTRUÇÃO DE PRESENÇA ONLINE COMPLETA, focada em gerar vendas, entre em contato!

 

Nós podemos te ajudar!

 

Qualquer dúvida especifica deixe nos comentários ou entre em contato que respondo para você.

 

Se gostou do material e ele foi útil para você, compartilhe com seus contatos!

 

Um abraço até mais!





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