03/06/2016 Elizangela Martinelli

COMO PRODUZIR CONTEÚDO PARA VENDER MAIS?

 

Você já deve ter percebido que várias empresas estão produzindo conteúdo e fica se perguntando…

Isso funciona?

Produzir conteúdo realmente ajuda a vender mais?

 

A resposta é Sim!

Conteúdo ajuda a gerar mais vendas!

 

A produção de conteúdo, seja no formato de artigos ou vídeos, é a base das estratégias mais bem sucedidas para vender usando a internet.

Mas para funcionar precisa ser feito da forma correta.

 

E é sobre como produzir conteúdos que realmente GERAM VENDAS que trata esse artigo.

O 4º. da Série sobre Construção de Presença Online com foco em vendas.

 

Nessa série já explicamos:

 

Nesse último artigo, você vai entender:

  • POR QUE produzir conteúdo é importante

  • COMO produzir, qual a estrutura correta que deve ser usada

  • E O QUE escrever, como definir uma linha editorial

 Sempre mantendo o foco em ajudar a sua empresa a vender mais!

 

POR QUE PRODUZIR CONTEÚDOS?

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Porque você precisa se relacionar com o seu público!

Dizer quem você é, o que você faz e por que devem comprar de você.

E você pode fazer isso, da forma errada, como a grande maioria das empresas…

Falando somente de VOCÊ, da SUA empresa do SEU produto.

 Ou pode fazer da FORMA CORRETA.

Falando COM o cliente, do problema DELE, AJUDANDO ele a  comprar.

 

Essa regra é a base das boas ESTRATÉGIAS DE VENDAS, e não do marketing digital.

 

A questão é que quando viemos para o mundo das vendas pela internet, isso talvez fique um pouco mais evidente.

Isso porque a essência da internet é a geração de conteúdo.

Seja para informar, educar ou divertir.

 

Portanto o motivo para produzir conteúdo relevante, é  para AJUDAR o seu público com os seus problemas para que, então, eles possam tomar a decisão de comprar seu produto.

 

E NÃO, produzir MUITO conteúdo para gerar visitas e aumentar as vendas.

 

E dentro desse contexto tem muita empresa perdendo tempo e dinheiro.

 Ouviram que é bom produzir conteúdo e saem produzindo um monte deles!

Mas no final isso não gera nem uma venda!

E você sabe porquê?

 

Por que você precisa ser interessante e produzir um conteúdo que realmente ajude de alguma forma.

 

Resolva algum problema do seu cliente, mas sim, que esteja relacionado ao seu negócio.

Não adianta falar de vida saudável, porque tá na moda, se você vende fast food!

 

Podemos entender “problema” do cliente como:

Uma OBJEÇÃO ao seu produto.

“Produzir conteúdo não ajuda nas vendas, é mais um modismo.”

Uma DÚVIDA.

“Produzir conteúdo funciona para o ramo de atuação?”

Um ERRO que estão cometendo.

“Produção de conteúdo todos os dias, que não geram vendas”

INSEGURANÇA para efetuar determinada compra.

“Será que realmente eu devo contratar um projeto de Construção de Presença Online para minha empresa?”

 

E são essas variações de “problema” que devemos ter em mente na hora de elaborar um conteúdo.

 

Temos outros motivos para a produção de bons conteúdos, como CRIAÇÃO DE CONFIANÇA e geração de autoridade, perante ao seu público.

Você não precisa ser a empresa mais famosa do mundo para vender mais.

Mas precisa ser uma excelente referência para o público que você quer atingir.

Quanto mais você ajudar o seu cliente, mais explicar sobre determinado assunto, mais confiança e familiaridade ele vai ter com a sua empresa e isso torna muito mais fácil a concretização de um negócio.

 

Produzir conteúdos também ajuda a REDUZIR INVESTIMENTOS em links patrocinados do google, pois melhora o seu posicionamento orgânico nas buscas.

 

Convencido sobre a importância de Produzir?

Então agora vamos entender qual a forma ideal!

 

COMO PRODUZIR OS CONTEÚDOS?

COMO PRODUZIR CONTEÚDO PARA AS REDES SOCIAIS MARTINELLI MARKETING

Os conteúdos devem seguir uma estrutura correta, para apoiar a construção do raciocínio do cliente e para levar ele para uma ação.

Então, antes de iniciar a construção de qualquer conteúdo, você precisa responder as seguintes perguntas (eu sempre faço isso e me ajuda muito):

– Qual meu objetivo com esse conteúdo?

“Explicar o último e mais importante pilar da Construção da Presença Online para gerar vendas”

– Para quem estou escrevendo?

“Empresários, Gestores”

– Qual o problema/ objeção/dúvida/ situação atual?

“Produzir conteúdo é mais um modismo. Não traz nenhum resultado nas vendas”

– Qual é a causa disso?

“Não sabem como planejar e produzir conteúdos que gerem vendas”

– Qual a solução?

“Esclarecer o porque devem fazer e como devem fazer”

Após responder essas perguntas, que devem guiar todo o desenvolvimento, seja de um vídeo ou de um texto, você precisa se concentrar na SEQUÊNCIA correta.

 

Essa sequência é composta por quatro fases que devem:

1º. Despertar a ATENÇÃO do público.

Aqui você pode usar perguntas ou uma chamada que gere identificação com o público, relacionada ao resultado que ele pode obter ou reforçando o problema que ele possui.

2º. Despertar o INTERESSE.

Detalhar a situação atual, destacando os problemas, crenças, trabalhando de forma mais aprofundada o processo de identificação.

E depois explicar como esse cenário pode ser diferente,  que isso não precisa ser dessa forma, que a situação pode ser outra.

Exemplos pessoais, cases, dados estáticos funcionam bem nessa etapa.

3º. Despertar o DESEJO.

Mostrar detalhadamente como funciona e quais os benefícios da solução que você está oferecendo.

É fazer a conexão com a explicação lógica e emocional.

4º. Levar para AÇÃO.

Seja comentar, ler um novo artigo, comprar, praticar, experimentar.

 

Na elaboração de qualquer material é essa lógica que você precisa ter em mente.

Isso se aplica para qualquer um dos formatos (vídeo, áudio, texto, gráficos) e também para qualquer um dos tipos de conteúdos.

 

Entre os tipos mais usados temos:

– Listas.

Talvez seja o mais comum, mas que funciona muito bem.  Elaborado com dica e orientações rápidas e complementares.

“Os 10 principais dúvida na hora de escolher um carro”; “Os 5 itens que você deve avaliar na compra de um apartamento” “ 5 estratégias para sua empresa vender mais” “8 razões para sua empresa usar a internet para vender mais”.

– Tutorial.

Aqui você vai explicar de forma detalhada, como usar ou fazer algo, ensinando um passo-a-passo.

– Estudo de Caso.

Muito usado também, nesse formato você apresenta uma situação real. Mostrando a situação identificada, as ações que foram realizadas e os resultados obtidos.

Tudo isso para reforçar que algo (produto ou serviço) realmente funciona.

– Conteúdo de Reação.

Consiste em usar como base uma noticia atual relacionada ao seu setor, para criar um novo conteúdo.

O objetivo é levar novidades e tendências para o seu público, demonstrar a relação do seu produto ou da sua empresa com algo atual.

Uma construtora ou imobiliária, poderia usar uma matéria sobre a tendência dos apartamentos menores e funcionais, para compor a carta de vendas de um novo prédio com esse estilo de apartamentos.

Ou usar uma reportagem sobre a importância das crianças brincarem na rua, terem mais liberdade, para reforçar a venda de um condomínio horizontal fechado.

 

Mas independe do tipo, o importante é manter em mente o objetivo daquele conteúdo, a estrutura que deve ser seguida e acima de tudo, ele precisa ser de qualidade e relevante para o público!

Ok?!

E como te ajudar a definir o que é relevante e de interesse do teu público é o que vamos ver agora.

 

COMO DEFINIR QUAIS CONTEÚDOS DEVEM SER ELABORADOS?

como definir que conteúdo produzir para vender mais. Martinelli Marketing de Resultados

 

Para definir quais os conteúdos você deve produzir, sobre o que você vai falar, é preciso seguir os seguintes passos:

– Defina com quem você quer falar.

Você pode até ter mais do que um público, dependendo do seu ramo de atuação.

Se isso acontecer você precisa avaliar se o melhor caminho é planejar conteúdos distintos para cada público, ou usar abordagens distintas dentro de um mesmo material.

Essa segunda opção é mais viável quando o público é diferente, mas o produto é o mesmo.

– Defina o que você quer vender.

– Tenha claro que problema seu produto resolve para o público que você selecionou.

Esse é o seu guia para a definição dos assuntos que você deve abordar.

 

 Definindo isso, você pode usar o Google Suggest, já falamos dele no artigo sobre SEO.

Você usa o GOOGLE SUGGEST, para identificar COMO as pessoas estão procurando pelo seu serviço.

Que TERMOS utilizam, que tipo de DÚVIDAS elas possuem a respeito e com QUAL objetivo elas buscam seus serviços.

Essa análise ajuda muito no melhor posicionamento da página nas buscas do Google, pois você vai usar os termos mais recorrentes nas pesquisas.

 

Mas atenção!

O uso de termos com maior volume, nunca deve se sobrepor ao real sentido do conteúdo.

 

Além do Google Suggest você pode navegar no RECLAME AQUI e verificar o que as pessoas estão reclamando de produtos semelhantes aos teus.

Você aproveitar essa brecha e reforçar os teus diferenciais, em cima desse problema que gera muitas reclamações.

Ou reforçar o uso correto para que o problema não ocorra.

 

 Outro site que pode te trazer muita inspiração é o MERCADO LIVRE.

Lá você pode analisar a seção de dúvidas dos clientes sobre problemas e serviços iguais ou semelhantes ao teu.

Os teus conteúdos devem responder as dúvidas mais frequentes.

 

 As próprias dúvidas e reclamações que você recebe, no balcão, telefone, site ou email da sua empresa, podem ser um bom indicativo para pautas interessantes!

 

E para PLANEJAR e organizar como isso vai acontecer, faça um plano mensal.

Defina qual vai ser o foco e objetivo daquele mês e daí, parta para o restante das ações que citamos aqui.

 

Depois você pode montar uma tabela definindo:

  • QUANDO vai ser publicado.

  • QUEM será o responsável pela elaboração.

  • Qual vai ser o TÍTULO.

  • Qual vai ser o FORMATO.

  

Mas o mais importante é realmente IMPLEMENTAR, produzir os conteúdos!

 

Os primeiros são sempre mais complicados, mas depois você pega a prática!

 

RESUMINDO…

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Todo conteúdo deve sempre tratar de um PROBLEMA e  trazer uma SOLUÇÃO.

Podemos entender como problema: objeções, dúvidas, erros ou insegurança.

O objetivo do conteúdo é mostrar para o seu  cliente, que o seu produto, é a melhor e mais segura opção para resolver o problema dele.

Isso sempre utilizando a sequência adequada para despertar a atenção, o interesse, o desejo e levar para uma ação.

 

Bem, com esse conteúdo, chegamos ao fim da série de CONSTRUÇÃO DE UMA PRESENÇA ONLINE para criar UM NOVO CANAL DE VENDAS para sua empresa.

 E se você implementar essas três etapas:

  • Definição do Posicionamento

  • Definição e criação dos canais online da sua empresa

  • Produção de Conteúdos

 

Você já vai perceber os primeiros resultados, com aumento de contatos e vai também vai estar com a casa organizada para planejar e implementar as primeiras campanhas de venda!

 Assunto que vamos tratar nos próximos artigos!

 Então, continue nos acompanhando!

 

Se tiver alguma dúvida específica, entre em contato ou deixe nos comentários abaixo que respondo para você!

 

Um abraço e até mais!

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