29/03/2017 Elizangela Martinelli

Estratégias para aumentar as vendas de um ecommerce.

As vendas pela internet têm crescido ano após ano, e mesmo durante o ano de 2016 onde tivemos uma redução nos demais setores as vendas online continuaram mantendo o ritmo de crescimento, com um desempenho 11% maior que o ano anterior.

O faturamento chegou a R$ 53,4 bilhões e o número de consumidores cresceu 31%, alcançando o número de 23,1 milhões de pessoas que fazem compras pela internet no Brasil.

O potencial de vendas de um ecommerce é gigante e o ritmo de crescimento tende a se manter nos próximos anos.

Além disso ter um ecommerce ou loja virtual, como usualmente chamado, tem outros dois benefícios principais:

O primeiro, sem dúvida é a ampliação exponencial do MERCADO DE ATUAÇÃO.

Você passa a ser uma opção de compra para o Brasil todo e não apenas para quem passa na rua da sua loja ou está na cidade onde fica seu estabelecimento.

O outro benefício diz respeito ao custo fixo, uma vez que você não precisa de um “ponto”, de decoração e de uma grande equipe de vendas.

Claro que você precisa de espaço para estoque, funcionários, um ótimo sistema de logística, mas os custos não se comparam ao de montar uma loja física, seja qual for o setor que você deseja atuar.

Mas muitas pessoas já sabem disso e provavelmente você também!

E com isso a concorrência vem crescendo no mesmo compasso que as vendas, não é mesmo?

Além disso, muitos empresários tem o maior percentual das suas vendas completamente dependente de marketplace. O que absorve uma parte da margem e não contribui diretamente para que você CONSTRUA A SUA AUDIÊNCIA.

Mas você precisa vender não é mesmo?

Se esse é o seu caso, continue lendo esse material, pois vou apresentar algumas ações e uma campanha completa que você pode implementar para ATRAIR MAIS CLIENTES e AUMENTAR SUAS VENDAS.

Se o seu volume de vendas está bom, mas você gostaria de AUMENTAR O TICKET por compra e otimizar seus investimentos em marketing, o conteúdo também vai te interessar.

Como Atrair mais clientes?

vendas mais com autoridade

Como já falei em outros materiais não adianta “estar” na internet, você precisa fazer ações para atrair o público certo e criar audiência.

Com ecommerce é a mesma coisa…

Não adianta apenas colocar o ecommerce no ar, você precisa atrair e engajar o público.

Vale a mesma lógica de uma loja física, não adianta somente abrir as portas, você precisa fazer ações para levar o público até ela.

E o que vemos hoje é que os ecommerce estão atuando exatamente como as lojas físicas: DE FORMA ERRADA.

Os materiais que encontramos são apenas promocionais. Comunicam preço, promoção e características dos produtos.

É oferta pura e simples. E nesse ponto ganha quem “grita mais”! Quem investe mais mídia para aparecer mais e principalmente quem tem o menor preço, pois todos parecem iguais.

Você pode optar por esse caminho e ter sucesso também.

Mas prepare-se para sempre investir muito em mídia e ESMAGAR SUA MARGEM para ter o menor preço possível.

Mas você também tem a opção por seguir um outro caminho e CRIAR UM DIFERENCIAL aos seus concorrentes.

Na internet temos dois canais para atrair novos clientes, certo?

Os mecanismos de busca, entre eles o principal e mais relevante que é o Google.
Onde você precisa aparecer como opção para quem está buscando o seu produto.

Você pode fazer isso investimento em links patrocinados.

Mas você vai precisar fazer isso sempre! E apenas 30% do público que chega na página clica nos anúncios. Os 70% restante preferem os resultados orgânicos (os que não são pagos).

O segundo caminho para atrair novos clientes são as redes sociais.

Onde o objetivo é chamar a atenção de quem não necessariamente está procurando pelo seu produto, mas tem uma necessidade latente ou é estimulado pelo simples impulso, quando o argumento é bem construído.

Um ponto importante que você precisa ter em mente na hora de traçar uma estratégia para esse ambiente, é que ninguém acessa uma rede social pensando em comprar.

Mas sempre param para ver um vídeo ou ler um texto que chama a sua atenção, desperte seu interesse. Seja porque resolve um problema, tira uma dúvida ou desperta a curiosidade.

E para ATRAIR O PÚBLICO para o seu site nesses dois pontos de contato, o ideal é que você produza conteúdos que ajudem e despertem o interesse das pessoas.

Claro que esses conteúdos precisam estar diretamente relacionados aos produtos que você vende.

Se o seu ecommerce é de roupas, você pode falar por exemplo dos 5 itens essenciais que você precisa ter no seu guarda roupa, os sobre 5 looks para a balada ou como escolher o modelo ideal de calça para seu corpo. Os temas vão variar de acordo com o tipo de roupa que você vende e com os itens que você quer promover naquele período.

Se seu ecommerce é de objetos de decoração, você pode falar sobre como decorar sua cozinha, opções para decorar seu banheiro, como deixar sua sala mais aconchegante e por aí vai.

E dentro desses artigos ou junto com esses vídeos, você vai colocar o link direto para a oferta desses produtos, que pode ter junto uma oferta irresistível com um desconto super atrativo para estimular ainda mais o impulso de venda.

E hoje dificilmente você encontra um ecommerce que trabalhe dessa forma.

A lógica principal aqui é que você precisa MUDAR A FORMA DE FAZER A OFERTA.

No lugar de fazer uma oferta direta com “COMPRE ESSE PRODUTO”, você vai estabelecer uma conversa, demonstrando como aquele produto pode ajudar e ser útil para a pessoa.

Escrevendo artigos ou gravando vídeos, você vai despertar o interesse do seu público e começar a ranquear melhor no google.

Você vai se apresentar de uma forma mais agradável para quem ainda não teve nenhum contato com você e então fazer a oferta com um link dentro do conteúdo.

Mas atenção: cuide para que esse link não leve para a home do ecommerce onde tem uma infinidade de produtos, que nem estavam relacionados com o conteúdo.

Ou então que leve para a página simples de compra do produto, com as características técnicas e o botão de compra.

Se você já DESPERTOU A ATENÇÃO do potencial cliente e fez ele clicar para conhecer o produto, capriche!

Esse é o momento para vender!

Explore os diferenciais do produto. Demonstre o seu uso, suas diversas aplicações e também o preço e condições imbatíveis.

Mas mantenha o foco naquele produto ou pacote de produtos anunciado.

Crie uma página exclusiva para essa ação, da maneira correta e acompanhe suas conversões aumentarem.

Além de atrair mais clientes é importante que você faça com essa pessoa vire seu cliente, faça uma primeira compra, para ter uma experiência com a sua loja, por isso procure colocar produtos de baixo valor, itens de entrada como chamariz e depois vá trabalhando o upsell.

Ou procure pelo menos capturar os e-mails dessas pessoas que demonstram interesse pelos seus produtos.

Existem várias formas de se fazer isso e na sequência eu vou apresentar uma dessas opções em detalhe.

Um modelo de Campanha Completa ESPECIAL para ecommerce

ecommerce aumentar as vendas

Quanto ao desenvolvimento de campanhas de vendas para ecommerce, um modelo que funciona muito bem é o Clube de Compras VIP.

Você pode usar esse modelo tanto para ATRAIR NOVOS CLIENTES, como ATIVAR UMA LISTA de clientes que não compra faz algum tempo.

Inclusive aqui cabe um lembrete importante: é fundamental que todo o ecommerce tenha uma LISTA DE EMAILS de clientes e potenciais clientes e que trabalhe de forma recorrente e consistente com essa lista.

Mas atenção isso não significa apenas mandar e-mails de ofertas.

É preciso trabalhar a segmentação, o engajamento e oferta. Pois caso contrário você vai destruir a sua lista.

Mas vamos falar mais sobre campanhas por e-mail em outro momento, pois é necessário um material exclusivo somente para falar sobre isso.

Voltando a campanha do Clube VIP.

Você deve criar uma Página que pode ter um vídeo e texto ou apenas texto, explicando as vantagens de se fazer parte e convidando a pessoa para se cadastrar e ter acesso a ofertas exclusivas em primeira mão e por tempo determinado.

Quando a pessoa se cadastrar ela cai em uma nova página onde terão as ofertas exclusivas para quem se cadastrou.

Essas ofertas não devem estar visíveis no site, mas apenas nessa página de acesso exclusivo.

Se a pessoa comprar nessa página os produtos em oferta. Você tem duas opções:
1 – enviar para uma página de obrigado
2 – fazer uma nova oferta de um produto que não está na relação dos promocionais do clube, mas que tenha relação com os produtos que você escolheu para aquele pacote.

Se a pessoa se cadastrou, mas não comprou, você desenvolve uma sequência de três e-mails com argumentos diferentes para lembrar do prazo da oferta e instigar a pessoa a comprar o produto.

Na figura abaixo você pode visualizar o fluxo macro da campanha

como aumentar as vendas ecommerce

 

Essa campanha como falei pode ser feita para atrair novos clientes e criar lista.

Se esse for o caso você deve postar essa página convite e impulsionar no facebook.

Ao final da ação você vai ter gerado algumas vendas e uma nova lista de contatos para continuar se relacionando e realizando vendas nos meses seguintes.

Um cuidado aqui é para quem você vai impulsionar esse convite.

Se você já tiver um bom número de seguidores na sua fanpage por exemplo, impulsione para essas pessoas que já te seguem. O objetivo é ter o email dessas pessoas e se relacionar de forma mais constante.

Uma vez que as suas publicações orgânicas chegam para menos de 2% dos seus seguidores, ter o email delas é a melhor forma de manter um relacionamento constante.

Se você não tiver um número significativo de pessoas que curtiram a sua página ou deseja realizar essa ação para um número maior de pessoas, você antes de impulsionar o convite para o clube, desenvolver algum conteúdo relevante em texto ou em vídeo e promovendo no facebook para criar público.

Depois você vai impulsionar o convite para quem interagiu e demonstrou interesse pelo conteúdo.

Isso para manter a lógica de fazer um convite para cadastro apenas para um público morno, que já teve algum contato com a sua marca, conforme detalhado na figura abaixo.

como impulsionar no facebook
Se a sua opção for usar essa estratégia para ativação da SUA LISTA DE CONTATOS, basta enviar o link do convite para castro por email e seguir a sequência.

Com o detalhe que aqui você pode e deve enviar pelo menos mais dois e-mails reforçando o convite para aqueles que não se cadasstraram.

O resultado será percebido em vendas e também em uma nova lista segmentada de pessoas mais propensas a comprar.

Depois dessa primeira ação, mantenha um relacionamento com essa lista. Enviei conteúdos e dicas e volte depois de 30 dias com novas ofertas exclusivas para quem se cadastrou.

E você pode continuar rodando essa campanha também para captar novos contatos por meio das redes sociais.

Agora que você já tem o passo a passo, implemente essa campanha e depois me conte os resultados.

Ou então entre em contato que nós podemos planejar e implementar para você.

Também podemos montar um planejamento e a implementação de campanhas de relacionamento, engajamento e vendas para o ano todo. Para que você possa aumentar as vendas e o faturamento do seu ecommerce.

Se tiver alguma dúvida especifica fique à vontade para entrar em contato também ou deixe nos comentários abaixo que eu respondo para você.

Um abraço e até mais!

Elizangela Martinelli

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