11/04/2016 Elizangela Martinelli

PRESENÇA NA INTERNET | COMO VENDER MAIS CRIANDO A SUA.

Como construir uma presença de sucesso na internet? Em que canais devo estar? Ter um site não é suficiente?

como se relacionar com o consumidor na internet

Esses são os temas que serão abordados nesse post, o segundo passo dos quatro para construir a presença on line da sua empresa.

No post anterior falamos sobre a importância de ter um posicionamento e quais os principais passos para definir o da sua empresa.

Se você não leu vale a pena dar uma olhada no post anterior Aprenda a criar um Novo Canal de Comercialização.

Definir um posicionamento é ter um guia para todas as ações que você precisa realizar, sejam elas relacionadas a vendas, comunicação ou definição do portfólio.

Escolher um posicionamento é definir como você quer ser reconhecido, é ter clareza para que público você trabalha e como deve ser o seu produto para atender as necessidades desse público.

E é com base no posicionamento da sua empresa que você começa a construir a sua presença na internet também, pois você precisa estar nos canais que o seu público acessa e trazer conteúdos que sejam do interesse dessa audiência.

Sim! Isso é o básico, mas nem todos fazem.

POR QUE ESTAR NA INTERNET?

PRESENÇA NA INTERNET MARTINELLI MARKETING

Se você ainda não se convenceu da importância de ter  uma presença online de sucesso na internet, avalie alguns números da última Pesquisa Brasileira de Mídia:

48% dos brasileiros acessam a internet

76% fazem isso todos os dias

67% buscam por informações na internet

5 horas diárias é média que as pessoas passam conectadas

Só no Natal o aumento das vendas foi de 26%, considerando apenas as vendas diretas por ecommerce, sem incluir as geradas na web e finalizadas nas lojas ou por telefone.

Confira mais detalhes no Relatório do e-bit com os números de ecommerce no Brasil.

Ok! É relevante, certo? Mas onde estar presente?

Mesmo que sua empresa já tenha alguns canais na web, sugiro que leia o restante do post para verificar se não encontra novas oportunidades ou insights.

 

Quer saber como está sua presença na web?

Deixe o endereço do seu site, que eu faço uma avaliação gratuita pra você.

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presença na internet - como criar um site - martinelli marketing de resultados

Tenha um site!  Por mais simples que seja, tenha um! É o seu endereço, o seu espaço.

No seu site você tem mais possibilidades para incluir as informações da sua empresa, detalhar melhor os produtos e serviços e apresentar sua forma de trabalho.

Ter um site é fazer com que fique mais fácil do seu cliente te encontrar.

Se ele ouviu ou viu alguma coisa sobre a sua empresa e digitar o seu nome nas buscas, você precisa aparecer, sem que ele tenha que estar ou entrar em alguma rede social.

Isso aumenta o retorno de toda e qualquer ação de venda ou comunicação que você fizer.

Com o grande volume de informações e o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo, é cada vez mais comum ouvir algo na TV e pesquisar na web mais informações.

E se você não estiver lá, talvez teu concorrente se beneficie do seu investimento.

E o seu site precisa ter um blog. Lembre que 67% das buscas são por informações e é para isso que serve o blog, para que você possa fornecer informações úteis ao seu público.

Mas essas informações precisam ser relacionadas aos produtos e serviços da sua empresa.

De nada adianta você ter um Pet Shop e postar informações sobre a economia do país (por que é uma informação relevante), isso não vai te ajudar a vender mais!

Os assuntos precisam estar diretamente relacionados ao teu negócio e ajudar a resolver problemas dos seus clientes relacionados a ele.

Lembra da importância de definir posicionamento e cliente-alvo?

É isso que você deve ter em mente o tempo todo!

Se você fornecer informações relevantes, a pessoas tendem a retornar e se interessar mais pela sua empresa.

Desenvolver conteúdo também é fundamental para ficar mais bem posicionado nas buscas do google.

Não apenas por trabalhar com palavras chaves que possuem volume considerável de busca, e você aparecer como uma opção,  mas também por gerar engajamento.

Tornar o púbico engajado com a sua empresa é resultado direto de bom relacionamento, bom atendimento e entrega de informações pertinentes.

Ter um site com blog, é como estar plantando em um terreno que é seu, são as suas regras e a garantia que não vão mudar da noite para o dia.

Você tem liberdade para se relacionar com a audiência que conquistou, sem depender de investimento constante em anúncio.

Tem o exemplo clássico do Facebook, que alterou as regras e hoje as publicações chegam para algo em torno de 2% dos seguidores da sua página de forma orgânica.

Claro que aqui, como no google, conta muito a questão do engajamento, mas todo o esforço inicial feito para captar seguidores se perde no caminho.

Já no seu site, mantendo o bom nível de informações, a audiência continua 100% a disposição.

Mas as redes sociais são fundamentais nessa construção. E você sabe quais usar?

REDES SOCIAIS

Presença na Internet - Martinelli Marketing de resultados

Os brasileiros são os que passam mais tempo nas redes sociais. Cerca de 60% a mais que a média dos demais países.

As redes são usadas o tempo todo para as mais diferentes funções (diversão, informações, relacionamento) e estar presente e saber como usá-las a seu favor, é muito importante.

Hoje no Brasil, as mais acessadas são:

Facebook 83%

WhatsApp  58%

Youtube 17%

Instragram 12%

Google + 8%

Twitter 5%

O Facebook é o site mais acessado do mundo, e sem dúvida você precisa estar presente. Mesmo que o seu negócio seja B2B, ó facebook precisa fazer parte da sua estratégia de construção de presença na internet, pois as pessoas que trabalham no seu cliente, estão lá.

Além das postagens de fotos, vídeos e informações sobre os produtos e serviços, que é o básico.Você também pode criar grupos secretos (ou não) com os seus clientes, para troca de informações, pesquisas de opinião, lançamento de produtos ou ofertas em primeira mão.

Pode participar (e utilizar) grupos relacionados ao seu nicho de atuação, para divulgar sua empresa e principalmente para acompanhar as discussões sobre o seu mercado.

WhatsApp pode funcionar especialmente para algumas ações especificas, como convite para eventos, lançamentos, promoções. Dependendo do seu ramos de atuação, você pode criar um grupo para troca de experiências ou para receber dicas e atualizações do segmento.

O crescimento do seu uso e alcance é exponencial, ou você conhece alguém que ainda não usa?

No Youtube você pode criar um canal para sua empresa e disponibilizar vídeos com tutoriais, aulas e palestras que possam ajudar a alavancar suas vendas.

O engajamento é muito grande e 9 de cada 10 internautas usam o youtube para assistir vídeos.

A praticidade de criar e editar vídeos, fez com o que o volume de acesso e audiência crescesse muito.

Mas preste atenção no tamanho e linguagem utilizada, os curtos costumam engajar mais, mas tudo depende do volume e tipo de informação que vai disponibilizar. Além  disso os posts no youtube contribuem para uma melhor colocação nas buscas.

O Instagram é uma rede que nasceu com o uso exclusivo de imagens, mas hoje já podem ser postados vídeos também.

Ela funciona muito bem, principalmente, para os negócios que dependem de um apelo visual, como moda e alimentação. Mas pode ser adaptada e usada para outros segmentos também.

O Twitter apesar de aparecer com apenas 5% dos acessos na pesquisa e já ter pedido muito da sua força inicial, ainda é um bom canal para informações, ela é acessada por um público com perfil mais seleto, com caraterísticas de formadores de opinião.

O LinkedIn mesmo não tendo aparecido no ranking é uma rede que vem apresentando um crescimento expressivo de acessos no Brasil desde 2014 e é a maior rede profissional do mundo.

Ela é ótima para relacionamento com decisores de empresas, perfis técnicos segmentados e perfeita para negócios B2B.

Além dos posts de conteúdos existem vários grupos de interesse, onde assim como no facebook, você pode interagir para entender e descobrir necessidades do seu público ou novidades do seu setor.

Estar presente no Google+, é muito importante, apesar de não ser uma rede muito popular, postar conteúdos e manter essa página atualizada, ajuda muito no ranqueamento do Google, pois a plataforma é deles.

As postagens do Google + costumam aparecer mais bem posicionadas nas buscas especialmente quando o site é novo ou ainda não possui muitos conteúdos.

Para criar a página você precisa se cadastrar no Google Meu Negócio, com isso você coloca sua empresa no Google Maps e também cria a página do Google +.

E por último temos o Snapchat, que é uma rede nova usada principalmente pelo público jovem.

Hoje 70% dos usuários são mulheres entre 13 e 25 anos.

Você pode postar fotos e vídeos (de no máximo 15 segundos), que ficam disponíveis pelo tempo que usuário determinar, sendo que o máximo é 24 horas.

A proposta da rede é a espontaneidade e viver o agora. Por isso promoções exclusivas e na linha de agora ou nunca, funcionam bem, como “nos envie um snap e ganhe o desconto X ou brinde Y”.

Ela é uma rede um pouco mais trabalhosa de se manter operacionalmente e que exige que a estratégia seja muito bem pensada, mas se o seu público tem esse perfil, vale muito a pena, pois o engajamento é alto.

Essas são as principais redes sociais e você não precisa estar em todas, pode escolher entre as que possui mais aderência com o seu público, mas o principal é que não basta abrir a página, é preciso usá-las para se relacionar.

PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL

redes sociais em quais estar

Apenas para lembrar que ter uma presença na Internet precisa ter um objetivo e ser feita de forma estratégica, bem planejada, para que realmente gere resultados para a sua empresa.

Repetindo o que coloquei no primeiro post dessa série de quatro sobre Construção de Presença Online,  aumentar as vendas com essas ações, não serve apenas para ecommerce, mas para todo e qualquer negócio, basta usá-lo da forma correta.

Em todos os pontos de contatos é necessário postar informações relevantes, na linguagem do seu público, responder a todas as dúvidas, críticas e agradecer as sugestões.

É importante planejar o uso desses canais de forma profissional, como todas as demais ações de relacionamento executadas pela sua empresa.

Lembre-se uma página no facebook, precisa ser mais bem pensada (ou tanto quanto) que um anuncio em um jornal, pois vai impactar um número muito maior de pessoas e vai durar muito mais.

 

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Se tiver alguma dúvida mais especifica sobre como construir sua presença na internet, entre em contato ou deixe nos comentários abaixo.

Até mais!

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