11/05/2016 Elizangela Martinelli

SEO. ENTENDA A FUNÇÃO ESTRATÉGICA PARA O SEU NEGÓCIO.

Você sabe o que é SEO? Sabe como usar essa técnica para atrair mais visitantes e gerar mais vendas? 

Como pode te ajudar a reduzir os investimentos em publicidade e ainda conhecer melhor o seu cliente?

 

Muita coisa, certo?

E pode ajudar nisso tudo mesmo, mas desde que seja usado de forma estratégica.

 

MAS POR QUE É IMPORTANTE?

A IMPORTANCIA DO SEO MARTINELLI MARKETING DE RESULTADOS

 Alguns dados:

Em 2015 as vendas pela internet cresceram 15%.

Quando é feita uma busca no Google, 92% das pesquisas, ficam apenas nas respostas da primeira página.  OK! Você fazer uma estratégia de links patrocinados e ficar na primeira página.

Mas 73% dos cliques se concentram nos resultados orgânicos (os que não são pagos).

Portanto planejar e implementar ações que deixem o site da sua empresa mais bem posicionado de forma orgânica, traz economia (pois não tem a necessidade de investimento constantes em anúncios) e traz mais clientes potenciais.

Quer saber como está o seu desempenho?  Faça um teste!

Clique no canto direito do seu navegador, abra uma janela anônima (para não ter influência do seu histórico) e digite o nome do seu principal produto ou serviço.

Verifique se a sua empresa aparece como uma opção.

Só não vale colocar o nome da empresa. 😉

E então, como foi o desempenho?

 

Você também pode preencher o formulário abaixo e receber uma análise gratuita mais detalhada.

Seu nome

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Quer entender mais sobre o assunto?

VAMOS ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES

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No primeiro artigo expliquei o passo a passo para definir o POSICIONAMENTO do seu negócio.

Primeiro e importantíssimo passo para qualquer empresa e não apenas para vender pela internet.

É na definição do posicionamento que você define o que a sua empresa vai oferecer e para qual público. É a escolha de como ela quer ser reconhecida.

Ter um posicionamento claro e definido, facilita e direciona a execução das demais estratégias.

No segundo artigo, falei sobre em QUAIS CANAIS ESTAR PRESENTE e de que forma.

Expliquei por que sua empresa deve ter um site, qual o objetivo de ter um blog, por que é importante estar nas redes sociais.

O artigo tem vários números interessantes do ambiente online, que reforçam a sua importância na estratégia de qualquer empresa.

Se você não leu, vale a pena conferir.

Agora na terceira etapa do Processo da Construção de uma Presença Online de Sucesso, vamos falar sobre SEO, mas de uma forma simples e objetiva (não técnica), abordando:

Os 3 principais aspectos de uma otimização e quais realmente importam.

Por onde e como começar a otimização do site.

Que pontos são mais importantes no momento de implementar.

Como usar o SEO para entender o comportamento do consumidor.

Vamos lá?

O QUE É SEO?

SEO O QUE É MARTINELLI MARKETING

 SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas, são técnicas utilizadas para deixar um site mais bem posicionado nos resultados de buscas por determinado termo, nas páginas dos buscadores.

Sendo que o principal e mais relevante é o Google.

As ações têm por objetivo facilitar a leitura dos motores de buscas e deixar o mais claro possível do que trata determinado site.

Tem vários aspectos técnicos e cruzamento de informações, envolvidos nessa leitura para definir o que vai aparecer primeiro.

Mas o objetivo desse artigo é fazer com que você entenda porque é importante e a parte estratégica do SEO.

Etapa fundamental para direcionar a parte técnica, executada pela equipe de desenvolvimento.

OS 3 PRINCIPAIS ASPECTOS DO SEO

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  • Aspectos técnicos.

Essa parte é relacionada diretamente com a construção/ desenvolvimento do site.

Aqui influência:

  • A plataforma utilizada (wordpress é a mais recomendada)

  • Os plug-ins escolhidos (alguns fundamentais são: W3 Total Cash, SEO Yoast, SEO Smarts Links, NR elated float, Google XML  Site maps e WP Robots TXT)

  • A configuração das URL’s, que devem ser “amigáveis”. Traduzindo: que não apresentem códigos e números, mas sim que te permitam ler sobre o que se trata aquele assunto.

A parte técnica é importante, pois quanto mais bem construído o ambiente e mais organizadas as informações, mais fácil será a leitura dele pelos robôs de buscas.

Contratar uma boa empresa de desenvolvimento, deve ser considerado um investimento.

  • Conteúdo

No que diz respeito a conteúdo, podemos dividir em dois momentos.

No primeiro, o de construção do site, devem ser definidas as palavras que melhor representam o posicionamento e os produtos oferecidos. É a definição das palavras chaves.

Nesse momento é importante avaliar o quanto essas palavras realmente traduzem o seu negócio, mas também identificar os termos ou maneiras que o público utiliza para se referir ao assunto.

Continua valendo a máxima do marketing que é usar a linguagem do cliente.

 Vamos ver como identificar isso um pouco mais a frente.

O outro momento diz respeito a produção de conteúdo em si (artigos, vídeos, dicas, tutoriais, palestras, aulas, ebooks).

Os modelos são os mais variados e devem ser definidos de acordo com o perfil do teu público e do teu negócio.

Mas precisam existir!

O objetivo de produzir conteúdo é sempre dar uma solução ou esclarecer uma dúvida do teu cliente.

Fazer com ele volte para o teu site. Demonstrar o teu conhecimento sobre determinado assunto.

E isso ajuda (muito) a melhorar o posicionamento nas buscas, pois permite trabalhar com um volume e consistência maior de palavras-chaves.

E também estruturar os conteúdos para multiplicar as possibilidades e termos usados.

Bom, mas desenvolvimento de conteúdo é um assunto longo e será o tema do próximo artigo.

Seguimos…

  • Reputação e popularidade

Aqui é uma parte muito relevante e que leva tempo para conquistar. A reputação é medida por vários fatores. Entre eles a pertinência e a qualidade do conteúdo disponibilizado.

Quanto a pertinência é importante que você utilize palavras chaves que traduzam realmente o teu posicionamento, para que você apareça como opção para aquilo que realmente faz e tem a oferecer.

A qualidade do conteúdo é fundamental para que o potencial cliente se interesse por ler o conteúdo até o final e navegue também por outros conteúdos do site.

Quanto mais tempo a pessoa ficar no teu site após clicar no link que apareceu como resposta no google, mais a relevância.

Se a pessoa entra e saí, porque não encontrou o que foi prometido ou não gostou do conteúdo, isso conta de forma negativa para que o conteúdo não seja apresentado novamente como opção.

A compreensão é de que a resposta não foi relevante.

Outra forma de construir reputação é fazer com que outros sites (também relevantes) tenham links que apontem para o seu site.

E como conseguir isso? Postando conteúdos em outros sites e blogs.

Mas como fazer?

POR ONDE E COMO COMEÇAR A OTIMIZAÇÃO DO SITE.

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Você precisa começar definindo as palavras-chaves, as mais relevantes e que melhor representem o seu negócio.

Uma forma de iniciar é colocando no papel o posicionamento da sua empresa.

Depois avalie que outros termos ou frases (de até 3 palavras) poderiam ser usados para transmitir a mesma ideia.

Faça o mesmo com os principais produtos. Liste e verifique que outros termos podem ser usados para representá-los.

Depois disso,  você pode usar o Google Suggest para verificar e/ou confirmar como são realizadas as buscas pelos seus produtos.

O Google Suggest são as palavras ou frases que surgem quando você inicia um busca.

Esse “auto preenchimento” reflete as buscas mais frequentes sobre o assunto.

Depois de ampliar ou reduzir a sua lista, use o Google Trends.

Nele é possível verificar quais as palavras possuem maior volume de busca, possíveis variações e as que apresentam maior crescimento.

A quarta etapa é usar o Planejador de Palavras Chaves do Google.

Aqui você consegue ampliar o número de combinações de palavras e também verificar, de forma quantitativa o volume médio por mês de buscas por determinada palavra.

Seguindo esses quatro passos, você terá as palavras corretas para repassar para a sua equipe de desenvolvimento construir ou reformular o seu site de forma otimizada.

E o principal, de acordo com o interesse do público e não apenas com a sua visão interna.

Agora é importante saber de que forma usar essas palavras.

PONTOS MAIS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR O SEO.

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Existem alguns pontos que são mais relevantes na leitura dos robôs de busca e são esses os pontos principais em que as palavras-chaves devem ser utilizadas.

  • Títulos das páginas:

Cada página do seu site, deve ter um título especifico, que melhor represente o conteúdo que está ali.

Na sua home você deve usar o nome da sua empresa, seguido do posicionamento.

Nas demais páginas, use primeiro o termo, seguido ou não do nome da empresa.

  • Imagens:

Todas as imagens usadas no site, devem ser renomeadas com termos que representem a imagem e tenham ligação com o conteúdo onde está aplicada.

Além do título, deve sempre ser usada uma descrição no espaço de texto alternativo. Os robôs não conseguem ler imagem, mas os textos vão fazer com isso seja possível.

  • URLs:

Como falei a cima as URLs devem ser amigáveis (apresentar texto no lugar de números e caracteres), e esses textos devem preferencialmente serem compostos por palavras chaves.

  • Conteúdos:

Aqui novamente a importância do desenvolvimento de conteúdo.

Ele serve para tornar o seu site interessante, uma referência para determinado assunto.

No conteúdo as palavras chaves devem estar no título e sempre no primeiro parágrafo.

Em todos os pontos o uso das palavras-chaves é importante, mas acima de tudo, não devem se sobrepor ao bom conteúdo e a clareza da mensagem.

Palavra-chave e termos corretos ajudam muito, mas não são mais importantes que um conteúdo relevante.

 

CONHECENDO O COMPORTAMENTO E INTERESSES DO CONSUMIDOR.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA WEB MARTINELLI MARKETING DE RESULTADOS ESTRATÉGIAS PARA VENDER MAIS

No primeiro artigo dessa série, falamos sobre as formas que as pessoas usam a internet no seu dia-a-dia, no mais diferentes momentos, seja para o lazer, trabalho, informação…

Por esse motivo o uso das ferramentas e a análise correta dos dados, te permitem usar os resultados das buscas na web, como uma análise do comportamento do consumidor e muitas vezes com pesquisa de mercado.

Com as mesmas ferramentas que citei acima, podemos fazer isso:

No Google Trends é possível identificar os assuntos mais buscados, inclusive por região, os que apresentam crescimento ao longo do tempo e até mesmo de forma repentina.

Você consegue identificar o interesse do público pelo assunto.

No Google Suggest, você conhece a forma como estão se referindo ou procurando por determinada coisa.

Você consegue avaliar se o interesse é de como usar, onde comprar, como fazer.

No Planejador de Palavras, é possível quantificar a demanda por mês, por determinado produto, inclusive por região.

Dentre todas as utilidades do SEO, a mais importante é entender o público e seus interesses.

 

E dentre todas as etapas e técnicas de uso, o desenvolvimento de bons conteúdos atrelados ao seu negócio e ao interesse do público, é o ponto critico de sucesso.

Como utilizar o conteúdo para atrair seu cliente e gerar mais vendas, será o tema do próximo artigo.

Se você tem  alguma dúvida ou interesse, em saber mais sobre algum assunto especifico relacionado a como vender mais usando a internet, deixe nos comentários abaixo ou me envie uma mensagem, que respondo para você.

Se quer saber como está a presença da sua empresa na internet e o que pode fazer para melhorar, preencha o formulário abaixo, que faço uma análise gratuita para você.

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Mas encaminhe logo, pois dessa vez as análises serão limitadas.

Um abraço e até mais!

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