01/03/2017 Elizangela Martinelli

Transforme seu site em mais um vendedor da sua empresa.

Que a internet é um canal poderoso você já sabe e deve ter ouvido falar muito disso ultimamente.

Mas você está conseguindo aproveitar todo esse potencial?

Você recebe contatos, pedidos de orçamentos e realiza vendas utilizando o teu site?

 

E não estou falando apenas de vendas por ecommerce!

Estou me referindo a sites institucionais ou blogs.

Sim eles podem e devem ajudar aumentar as vendas, afinal tudo o que uma empresa faz tem esse objetivo final, não é mesmo?

 

Mas o que vejo é que a grande maioria das empresas, apenas desenvolve um site, coloca no ar e deixa lá… esperando que algo aconteça.

Se esse é o seu caso, sinto te dizer, mas nada vai acontecer!

 

Se você não sabe o que fazer, esse artigo vai te ajudar a ter algumas ideias e iniciar ações que vão te trazer resultados.

 

Mas primeiro vamos falar um pouco sobre como deve ser um site para que te ajude a vender.

Mas já vou adiantar que a conversa não é técnica, vou falar de estratégias e não plugins e programas para o desenvolvimento. OK?

 

O QUE DEVE TER UM BOM SITE

site vendedor

 

Um bom site ajuda e estimula o cliente que chega até ele, a comprar seu produto.

Esse deve ser o objetivo principal!

 

Para isso ele precisa ter informações completas com uma linguagem clara e objetiva explicando:

 

– Quem você atende, para que público o seu serviço é indicado.

O cliente precisa se identificar com a sua proposta. E não vale dizer que é para todo mundo.

Por que quem fala com todo mundo não fala com ninguém (frase batida, mas muito válida).

 

– Que tipo de problema ou necessidade do cliente sua empresa supre.

O que ele vai ganhar, que problema ele vai resolver após comprar de você.

 

– Quais são os teus diferenciais frente aos demais concorrentes do mercado, deixando bem evidente seu posicionamento e esclarecendo os motivos para ele comprar com você e não escolher outra opção.

 

Sempre vale a ressalva para ter cuidado para não ficar falando apenas das características da empresa, procure falar COM o cliente e na linguagem dele.

 

Apresente os serviços e produtos, de forma detalhada, use fotos, especifique etapas ou características.

Explique em que momento e para que necessidade ele deve ser usado.

Uma apresentação bem feita, em formato de carta de vendas, com ótimas fotos e atrelada a uma boa oferta, geram muitas procuras e vendas.

 

Deixe os contatos evidentes.

Facilite a vida de quem quer falar com você. Coloque fone, e-mail e formulário de contato em lugares visíveis.

 

Desenvolva o site preferencialmente em wordpress, ele funciona muito melhor nas buscas do google. E faça ele adaptado para celular (responsivo), pois o acesso por smartphone só cresce.

 

Tenha um blog no site.

E se você quiser ignorar todos as outras orientações sobre o que deve ter um bom site e seguir apenas essa os seus resultados já vão melhorar.

O blog é o espaço “vivo” do teu site é local que deve estar em constante atualização.

Ter um Blog e claro, gerar conteúdos, é o grande segredo para atrair visitantes.

 

Quando você produz conteúdo, usando as técnicas certas, você melhora seu posicionamento no google.

Eu tenho clientes que estão na primeira página e nas primeiras posições no resultado das buscas apenas construindo conteúdos, sem nunca terem feito a compra de links patrocinados no google.

 

Conteúdo para o blog é um investimento que traz retorno por muito tempo.

O blog funciona como porta de entrada para o site, pois é por meio de conteúdos interessantes que você desperta o interesse de novos clientes e leva eles até o teu site.

 

COMO ATRAIR CLIENTES E GERAR VENDAS

site vendedor

Pense no seu site como a sua loja, seu escritório ou escola, instalado nessa grande avenida que é a internet, cheia de possibilidades, mas repleta de distrações também.

E se o site é teu espaço, as redes sociais são os canais de mídia, é nelas que você precisa aparecer e atrair os visitantes.

 

Agora você pode estar pensando… “mas eu já tenho uma página no facebook e no instagram e mesmo assim as vendas não acontecem.”

É provável que você até receba alguns contatos inbox nas próprias redes, mas nada que reverta em mais visitas e contatos no site.

A questão é que tipo de material você posta nas redes e com que frequência.

Pois é…voltamos a questão do tipo de conteúdo.

 

Você não pode ficar apenas postando seus produtos, ofertas e promoções.

As pessoas não entram nas redes sociais para comprar, elas entram para se relacionarem com seus amigos e saber o que tá acontecendo na vida deles, mas também e para ler notícias e informações que podem ser úteis para elas.

Você já deve ter ouvido a frase “As pessoas detestam que vendam para elas, mas todos ADORAM COMPRAR

Tenha essa frase me mente na hora de pensar no que postar nas redes.

 

Seu objetivo deve ser criar relacionamento, ser útil e despertar o interesse do seu cliente.

Em vez de apenas fazer vários posts lindos com uma oferta oferecendo seu serviço, escreva um artigo (como esse) ou grave um vídeo, dando uma dica ou informação realmente relevante para o cliente, que ajude ele em alguma coisa.

No final de cada conteúdo, aí sim, você pode fazer uma oferta.

 

Com um conteúdo adequado, você vai chamar a atenção, despertar o interesse do cliente, fazer ele se identificar com aquela situação e apresentar uma solução, o seu serviço!

Mesmo que ele não compre naquele momento, se ele gostou do que ouviu, ele vai curtir a tua página e vai voltar pra ela quando quiser mais sobre o assunto e quando quiser comprar também.

 

Use links dentro dos materiais que levem para a página do seu serviço dentro do seu site e não apenas para a home do site.

 

Você também precisa investir em trafego pago dentro do facebook. É possível sim gerar audiência apenas com postagens orgânicas, mas isso leva muito mais tempo.

Mas para investir, e não gastar dinheiro, é preciso ter um processo e saber fazer essa compra de forma segmentada e de forma que você possa ir aprofundando a conversa com o potencial cliente, até levar da apresentação da oferta e o momento da compra.

 

Você deve pensar nos diferentes estágios do público.

Tem o público frio que não te conhece, o público morno que já teve algum contato com você e o público quente, que é o mais propenso a comprar.

Um desenho macro de uma boa estratégia de compra de trafego é dessa figura abaixo:

compra de trafego

Trabalhando dessa forma, você está criando um ativo para a sua empresa e fazendo com que seus ganhos sejam crescentes e não apenas as curtidas e compartilhamentos.

 

O desenvolvimento de conteúdo interessante e da maneira correta atrai dois tipos de clientes.

Os que precisam do seu serviço e estão procurando por ele no google e os que precisam do seu serviço, mas ainda não sabem. Esse segundo é nas redes sociais que você atrair.

Essas são as ações básicas e iniciais para fazer com que o seu site seja um vendedor importante da sua empresa, mas existem muitas outras estratégias para isso.

As estratégias variam de negócio para negócio e também são construídas de acordo com o tamanho e objetivo da empresa.

 

Se você tiver interesse, nós podemos desenhar uma estratégia exclusiva para sua empresa aproveitar todo o potencial da internet, sem cobrar nada por isso.

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Confira NESSA PÁGINA como e por qual motivo fizemos isso.

 

Se tiver alguma dúvida especifica, deixe nos comentários que respondo para você!

Ou entre em contato e vamos conversar sobre alavancar as vendas da sua empresa.

Se quiser saber mais sobre como produzir conteúdos interessantes, acredito que você vai gostar ler o artigo COMO PRODUZIR CONTEÚDO PARA VENDER MAIS.

Um abraço e até mais.

Elizangela Martinelli

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